Não pare na pista!

Movimento para o DCE da UFC

10.10.08

Concepção de Universidade

Postado por Não Pare Na Pista! | Enviar Postagem

Consideramos que o papel da educação na sociedade é, primordialmente, a libertação das pessoas, a emancipação das consciências, a formação completa dos indivíduos e da sociedade. Assim sendo, defendemos com paixão e convicção a educação como um direito fundamental de todas as pessoas e condição fundante para uma sociedade com igualdade. Por isso a educação deve ser publica, na sua oferta, democrática, em seu acesso, sua permanência e sua organização interna, e popular, no conhecimento que produz e no foco da sua existência.

Lutamos por uma universidade com financiamento satisfatório e permanente, não só para o seu fortalecimento e ampliação, mas também para garantia do exercício pleno da autonomia da universidade.

Defendemos gestões democráticas, com eleição direta para reitor e paridade entre a comunidade acadêmica, paridade em todos os órgãos colegiados e criação destes onde não existem. Logo lutamos pelo fim do poder de interferência de mantenedoras e fundações privadas na vida das instituições.

Para nos é fundamental a qualidade do ensino através do controle por parte da comunidade acadêmica, garantindo, assim, a autonomia universitária, sobre a abertura de cursos e as condições sob as quais são realizadas, mas principalmente, a indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão.

Queremos uma universidade radicalmente democrática, que além de compreender os 3 segmentos (estudantes, técnicos administrativos e docentes) como iguais na definição dos seus rumos, deve também estimular a participação da comunidade externa que a cerca e ter projetos voltados para esta.

A produção acadêmica também deve ser elemento central na construção de uma universidade democrática. Visto que esta possui caráter público e função social, é de fundamental importância a ampliação do ensino e o incentivo à pesquisa já na graduação. Podemos ver estas realizações na implementação do REUNI, que contribuiu para a reformulação das estruturas acadêmicas e pedagógicas, ampliando de forma sensível o acesso a Universidade.

É fundamental que a pesquisa produzida na universidade seja voltada para as demandas da sociedade, fortalecendo a relação da universidade com a sociedade através da extensão universitária de cunho popular.

Desta forma, é preciso se apropriar das formulações históricas do movimento estudantil e lutar por marcos regulatórios e as políticas de Estado que sempre reivindicamos, colocando a Universidade Federal do Ceara – UFC a serviço de um projeto de desenvolvimento econômico-social soberano, através da produção científica e tecnológica, elemento gerador de uma sociedade mais justa.

Assine o nosso Feed de Comentários (Atom)