Não pare na pista!

Movimento para o DCE da UFC

9.10.08

Manifesto

Postado por Não Pare Na Pista! | Enviar Postagem

Somos um grupo de estudantes movidos pelo desejo de transformar, transgredir, encantar corações e mentes, construir algo diferente no movimento estudantil. Não abrimos mão de ousar, radicalizar, mas temos a capacidade de dialogar com posições diferentes e de construir pautas coletivas. Somos propositivos sem ser adesistas, somos sérios sem ser chatos. Achamos que o movimento deve ser irreverente, lúdico, propor o que não seria proposto, pensar em novas formas de linguagem, praticar o novo, ter mais a cara do estudante da UFC.

Lutamos por uma nova cultura política no movimento estudantil, que privilegie a construção coletiva e pense formas de participação dos estudantes na construção das entidades, de democratização das instâncias de decisão, que busque o diálogo e ações conjuntas com os outros movimentos sociais e populares.

Precisamos modificar as práticas burocráticas e antidemocráticas, que despolitizam e desencantam os estudantes. Um exemplo disso é o que se transformaram os Conselhos de Entidades de Base (CEB) da UFC, que hoje se resumem a mera demarcação de posições políticas entre as forças, numa disputa fratricida de quem aprova sua resolução. Estas práticas só distanciam a maioria dos estudantes do movimento. É necessário criar formas novas de organização e militância para reencantar os estudantes e resgatar o papel político do CEB.

Essa nova cultura política a que nos referimos, privilegia a democracia, a participação, sem nunca esquecer que somos militantes de esquerda, socialistas e internacionalistas. Isto significa dizer que somos construtores (as) do Fórum Social Mundial, dos movimentos feministas, da luta LGBTT, ecossocialista, da economia solidária, que temos nossa atuação cotidiana pautada pela construção de uma nova sociedade.

Esperamos com isso dar alguns passos para o que acreditamos ser a construção de um movimento estudantil combativo, libertário e antenado com o desejo de um mundo justo, solidário e humanamente igualitário. Por isso, nós estudantes dos mais diversos cursos da UFC, estamos nos organizando dispostos a sonhar e concretizar idéias e ações que atinjam diretamente as verdadeiras necessidades dos estudantes.

8 Opinaram:

Flávia Socialista disse...

É isso aí galera, vamos à luta!

Maristella disse...

Vai começar!!! Não pare na pista!!!
;D

José Torres Coura Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Torres Coura Neto disse...

Estamos no rumo certo!!!
Não Pare na Pistaa!

Anônimo disse...

Ta massa! isso é coisa de Chapa vencedora....
Vamos a luta....
OBS: No quem somos assim como no material sai com o curso errado...
se poder colocar certo..
MÁRIO GURJÃO - ÁTUARIA (e nao administraçao).

grato!

Anônimo disse...

Mário, não tem mais como ajeitar o deslize no material, mas aqui no blog já ajeitei.

Saudações!

Movimento Mudança Ceará disse...

Se em dois dias já foi essa movimentação toda, no fim da campanha estaremos comemorando a vitória!/
boa sorte a tod@s

João Victor disse...

Devemos construir esse movimento para além das eleições, as propostas estão bem interessantes e cabe a cada apoiador oficial ou não, levar essas propostas para todos os recantos dessa universidade, não parar na pista é uma obrigação individual e coletiva.

Assine o nosso Feed de Comentários (Atom)