Não pare na pista!

Movimento para o DCE da UFC

6.10.08

30º Congresso da UNE em Ibiúna

Postado por Não Pare Na Pista! | Enviar Postagem


A solenidade acontece na Estação Pinacoteca, em São Paulo. Haverá também uma sessão da Caravana da Anistia que analisará históricos de lideranças estudantis do período presas durante o Congresso

Na data em que se comemorará 40 anos do 30º Congresso da UNE em Ibiúna, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a UNE, homenageará os mais de 700 líderes estudantis presos durante o encontro realizado em 1968.

O evento acontece no Memorial da Resistência da Estação Pinacoteca do Estado nesta sexta-feira (10), a partir das 11h. Serão inaugurados dois painéis em homenagem à data: um com as fotos dos 23 estudantes mortos na época da ditadura e outro, com a lista dos 719 presos durante o Congresso. Entre alguns nomes dessa relação estão Jean Marc Von der Weid, que presidiu a UNE no biênio 1969/71, Wladimir Palmeira, Franklin Martins e José Dirceu.

Após a homenagem, será realizada uma cerimônia simbólica de julgamento de ex-perseguidos políticos pelo regime militar, parte da 12ª Caravana da Anistia, atividade integrante do projeto Anistia Política: Educação para a Cidadania, Democracia e os Direitos Humanos.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, participará do evento. A líder estudantil reforçou a importância de eventos como esse e afirma que é "a partir da reconstituição do passado que podemos garantir o futuro". Lúcia completa: "os sonhos de 68 ainda são os nossos sonhos hoje".

Para o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, só conhecendo e trazendo a público os episódios ocorridos durante o período da ditadura no Brasil, o país saberá construir instrumentos eficazes para garantir que violações aos direitos humanos não se repitam mais.

"O objetivo é inserir o Memorial da Resistência no contexto dos movimentos nacionais e internacionais dedicados a fortalecer as práticas democráticas e o compromisso cívico das novas gerações com os direitos humanos", diz Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Estado da Cultura.

"Por meio de estratégias museológicas e pedagógicas interativas, o novo projeto buscará o resgate da memória e da história política do país, sem deixar que se percam a lembrança e a reflexão sobre os mortos e presos desaparecidos durante a ditadura militar", finaliza Claudinéli.

30º Congresso da UNE

No dia 12 de outubro de 1968, em um sítio, em Ibiúna (SP), mais de 700 líderes estudantis foram presos pela Força Pública estadual por realizarem o 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que, desde os primeiros dias do regime militar, estava na ilegalidade.

A realização do Congresso, que culminou com a prisão dos estudantes, foi mais um passo da luta contra a ditadura que extinguiu as liberdades democráticas, proibiu as reuniões e manifestações de rua, fechou o Congresso Nacional e decretou o AI-5, em dezembro de 1968. Centenas de jovens decidiram, então, engajar-se na resistência clandestina e na luta armada.

Em Ibiúna, 719 estudantes foram trazidos para o antigo prédio do DOPS, atual Memorial da Resistência, e indiciados em inquéritos, processados pela Lei de Segurança Nacional, expulsos de suas faculdades e submetidos a torturas. Pelo menos 23 passaram a compor a lista dos mortos e desaparecidos durante a ditadura.

Entre os presos no 30º Congresso da UNE estavam os 23 estudantes que constam da lista de mortos e que são homenageados em painel fotográfico no Memorial: Antonio Guilherme Ribeiro Ribas (SP), Antonio Pádua Costa (RJ), Antonio Três Reis de Oliveira (PR), Aylton Adalberto Mortati (SP), Bergson Gurjão de Farias (CE), Eduardo Collier Filho (BA), Gildo Macedo Lacerda (MG), Helenira Resende de Souza Nazareth (SP), Ivan Mota Dias (RJ), Jaime Petit da Silva (MG), João Roberto Borges de Souza (PB), José Carlos Novais da Mata Machado (MG), José Maurílio Patrício (RJ), José Roberto Arantes de Almeida (SP), José Wilson Lessa Sabag (SP), Lauriberto José Reys (SP), Luiz Eduardo da Rocha Merlino (SP), Marcio Beck Machado (SP), Maria Augusta Thomaz (SP), Ranusia Alves Rodrigues (PE), Ruy Carlos Vieira Berbert (SP), Tito Alencar de Lima (SP) e Umberto de Albuquerque Câmara Neto (PE).

Assine o nosso Feed de Comentários (Atom)