Não pare na pista!

Movimento para o DCE da UFC

15.10.08

Caravana da UNE agita a UFC

Postado por Não Pare Na Pista! | Enviar Postagem

Como fez na Campanha do Petróleo é Nosso e no enfrentamento da Ditadura Militar, mais uma vez encontramos a UNE desempenhando um papel histórico do Movimento Estudantil, discutir as grandes questões do país. Discutir Saúde, envolvendo os novos paradigmas da Educação e da Cultura, é de fundamental importância para a sociedade brasileira hoje.

Estima-se que as atividades da Caravana da UNE, apenas na UFC (sem contar as outras 40 Universidades de 26 estados da Federação, por onde já passou ou passará), conseguiu envolver mais de 5 mil estudantes.

Foi um debate qualificado que se travou sobre os mais diversos temas interrelacionados com a saúde, as novas experiências de organização popular e o papel que o Movimento Estudantil deve assumir dentro desse contexto. Com certeza foi uma experiência transformadora e enriquecedora para todos os estudantes que foram tocados por mais esta grande iniciativa da UNE.

Saiba como foi

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu ontem (14/10), a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE). A Caravana é resultado de parceria da União Nacional dos Estudantes (UNE) com o Ministério da Saúde e promoveu um dia inteiro de debates sobre Cultura, Educação e Saúde sob a ótica das Políticas Públicas.

Uma tenda do Ministério da Saúde esteve montada ao longo do dia no CH1 para consultas, exames e distribuição de preservativos, além do ônibus do Hemoce com a campanha de doação de sangue. Às 8h, as companhias de teatro Tá na Rua e a Trupe Caba de Chegar se apresentaram no Bosque da Letras. O primeiro debate, sobre violência de gênero e direitos sexuais e reprodutivos, começou às 10h, com a participação de Thereza De Lamare, coordenadora de Saúde do Jovem e Adolescente do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, Secretário de Saúde de Fortaleza e Camila Silveira, militante do Movimento de Mulheres.

À tarde foi uma saudável desordem de tudo ao mesmo tempo. Enquanto no Auditório da Biblioteca eram exibidos os filmes "SOS Saúde", de Michael Moore e “O Afeto se Encerra em nosso Peito Juvenil”, de Sílvio Tendler, no Bosque aconteciam a Oficina de Circo e apresentações de Teatro de Rua, ao passo que no MAUC acontecia a reunião de articulação do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, que em breve será organizado no Ceará, a partir da mobilização de estudantes da UFC.

Às 20h aconteceu o último debate do dia, "Saúde, Educação e Cultura para um Novo Brasil: desenvolvimento e Políticas Públicas", no Auditório da Reitoria. Os debatedores foram a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o Professor André Jalles — representando da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, David Barros Araújo — membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Alexandre Santini — Coordenador dos CUCAs da UNE, Norma Paula — Coordenadora de Gestão de Sistemas e Pontos de Cultura da Secretaria de Cultura do Ceará e o Médico Chico Passeata — Representante do Ministério da Saúde.

O encerramento da Caravana se realizou na Concha Acústica da UFC com apresentação do Maracatu Az de Ouro e as bandas Mufinus, Avenida Funk e Relicário. Por volta de mil estudantes participaram da celebração.

De Fortaleza a caravana segue para Natal, no Rio Grande do Norte. A última parada será na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, no dia 27 de novembro.

Poema composto por Ronaldo Wanderley, estudante de Letras da UFC, em homenagem à Caravana

CARAVANA

LÁI RÊM A CARAVANA DE OUTRO MUNDO
COM TATUAGENS
E SOTAQUES
DE OUTROS MUNDOS
GIRO O MUNDO
GIRA O MUNDO
CARAVANA
CARA ANA
VAN CARAANA
DE ONDE VEM A CARAVANA
QUE É A CARA DO MEU MUNDO

8 Opinaram:

Ronaldo Dico disse...

Trata-se de um poema libertador, que deve receber o incremento e a interpretação daquele que lê e vive. A minha interpretação é apenas a minha intrepetação; e a sua? Esta é a que mais interessa em união com a minha.

O poeta bricalhão é apenas um intermediário. Poema mesmo está entre a PALAVRA e O QUE A INSPIRA. Deve-se louvar às PALAVRAS, louvar ÀQUELES que inspiram as PALAVRAS, ou seja, louva-se aos ilustres MEMBROS DA UNE.

Há... se o nosso DCE tivesse tal espírito, tais poetas brincalhões...

Anônimo disse...

A passagem da Caravana da UNE no Ceará foi um sucesso!
Esse sucesso se deve a dedicação e ao empenho dos organizadores da caravana e ao sempre presente envolvimento dos universitários cearenses com o movimento estudantil.
PARABÉNS A União Nacional dos Estudantes, parabéns aos academicos da UFC!

Misael Torres Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ei Galera! uma coisa é fato, eu sei contar.Dizer que a caravana da UNE foi um sucesso e que chegou à aglutinar cerca de 5.000 estudantes é uma piada! Se somar umas 500 pessoas que forar atendidos na tenda + 35 do PCdoB que houviram o Chico Passeata- também do PCdoB- na
palestra do auditório da REItoria + uns 1800 na concha acústica é =2.355. Sucesso? Sucesso seria se pelo menos na programação cultural - que deve ter custado caro aos cofres públicos- tivesse uma prsença macissa não só de estudantes, como também outras juventudes

Anônimo disse...

Camaradas, não postei nada nesse blog, ok

Anônimo disse...

Mesmo lembrando que esse foi um dos comentários que fiz ontem durante a programação cultural

Anônimo disse...

Primeiro, não entendi, alguém posta como sendo o Laudenir da Pedagogia e, logo em seguida, o Laudenir diz que não postou nada no Blog. O Mizael comentando e depois apagando o comentário...

Segundo, não é "macissa", é maciça, não envorgonhem a universidade, Laudenir ou qualquer outro detrator infame.

Terceiro, quem participou de fato das atividades da Caravana e, não apenas deu uma passada pra avaliar, sabe o sucesso que ela foi, veja a programação completa das atividades da Caravana nesse link:

http://naoparenapistaufc.blogspot.com/2008/10/caravana-da-sade-da-une-chega-ufc.html

Quarto, piada é dizer que só tinha gente do PCdoB nas atividades da Caravana, tinha gente de todas as forças e estudantes em geral. Vocês do PSOL, inclusive, não participaram de nenhum debate, nenhum das exibições de filmes, nenhuma oficina, mas foram curtir a festa à noite na Concha, que politizados...

Quinto, vocês acham que é desperdício do dinheiro público promover debates sobre Educação, Cultura e Saúde na universidade? (Detalhe, todas as bandas tocaram de graça e o único gasto da UFC foram os panfletos para divulgação e a segurança da festa à noite).

Sexto, apesar de ser o administrador do Blog, não vou apagar essa comédia, só pra mostrar o quão pequeno é o nível de debate de vocês.

Sétimo, não vou perder tempo com isso, a nossa campanha vai bem, nosso compromisso é com o ME, temos idéias e ideais para transformar o ME da UFC, estamos fazendo campanha de maneira limpa.

Saudações a todos, mesmo os inimigos!

Viva o ME!

Viva a gloriosa UNE!

Unknown disse...

David, tu botou pra lascar (tive que usar essa linguagem nada acadêmica para expressar bem o que quero dizer). Essa galera não constrói nada; só sabem criticar e dormir na sede do C.A. do curso deles.

Assine o nosso Feed de Comentários (Atom)